Louis Braille nasceu em 4 de Janeiro de 1809 em Coupvray, França. O seu pai, Simon-René Braille, era um fabricante de arreios e selas. Aos três anos, a brincar na oficina do pai, feriu-se no olho esquerdo com uma ferramenta pontiaguda, a infecção que se seguiu ao ferimento alastrou-se ao olho direito, provocando a cegueira total. Na tentativa de que Louis tivesse uma vida o mais normal possível, os pais matricularam-no na escola local.
Com 10 anos de idade, ganhou uma bolsa do Instituto Real de Jovens Cegos de Paris.
O fundador do instituto, Valentin Haüy, foi um dos primeiros a criar um programa para ensinar os cegos a ler. Louis aprendeu a ler as grandes letras em alto-relevo mas apercebeu-se que aquele método, além de lento, não era prático. Em 1821, quando Louis Braille tinha 12 anos, Charles Barbier, capitão reformado da artilharia francesa, visitou o instituto onde apresentou um sistema de comunicação chamado de escrita nocturna, também conhecido por Serre e que mais tarde veio a ser chamado de sonografia.
Tratava-se de um método de comunicação táctil que usava pontos em relevo, e que tinha aplicações práticas no campo de batalha, quando era necessário ler mensagens sem usar a luz que poderia revelar posições. Assim, era possível trocar ordens e informações de forma silenciosa. A escrita nocturna baseava-se numa tabela de trinta e seis quadrados, cada quadrado representando um som básico da linguagem humana. Louis Braille dedicou-se de forma entusiástica ao método e passou a efectuar algumas melhorias.
Assim, nos dois anos seguintes, Braille esforçou-se em simplificar o código. Por fim desenvolveu um método eficiente e elegante, incluindo a notação numérica e musical. Em 1824, com apenas 15 anos, Louis Braille terminou o seu sistema de células com seis pontos. Pouco depois, ele mesmo começou a ensinar no instituto e, em 1829, publicou o seu método exclusivo de comunicação que hoje tem o seu nome.
No instituto, o novo código só foi adotado oficialmente em 1854, dois anos após a morte de Braille, provocada pela tuberculose em 6 de Janeiro de 1852, com apenas 43 anos.
Em França, a invenção de Louis Braille foi finalmente reconhecida pelo Estado. Em 1952, seu corpo foi transferido para Paris, onde repousa no Panthéon.
O braille é lido da esquerda para a direita.
13 DE DEZEMBRO - DIA NACIONAL DO CEGO
0 comentários:
Your comment / LOUIS BRAILLE